top of page

Educação Financeira x Finanças Pessoais


No mundo das finanças existem diversos termos que são usados, muitos deles desconhecidos da maioria, alguns utilizados de forma incorreta. Nesse sentido vou explicar hoje para você algumas diferenças básicas entre finanças pessoais e educação financeira.



Finanças Pessoais

Como o próprio nome já diz, o termo finanças pessoais diz respeito às finanças de uma pessoa ou de uma familia, é tudo que entra e tudo que sai, ou seja, o salário, 13º, férias, comissões, pró-labore e outros ganhos e aqueles gastos que toda família tem, como: água, luz, gás, internet, mercado, farmácia, entre outros.


O conhecimento de finanças pessoais ajudam no sentido de controlar, de saber quanto está entrando e quanto está saindo. Basicamente é anotar tudo que se ganha (entradas) e tudo que se gasta (saídas), sem qualquer critério. Assim, colocar em prática o conhecimento de finanças pessoais é ser alguém que tem o costume de anotar tudo e para isso temos várias ferramentas: planilhas, aplicativos e até o bom e velho caderninho.


Podemos assim dizer que finanças pessoais pode ser classificada como uma ciência exata. É pura matemática, onde após fazer todas as anotações, você terá um saldo final que pode ser negativo (gastou mais do que ganhou) ou positivo (gastou menos do que ganhou) e assim é feito mês a mês.




Educação Financeira

A educação financeira trás para nós um novo conhecimento, uma nova forma de enxergar e observar as nossas finanças. De acordo com a definição da Metodologia DSOP, educação financeira é:


"A Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento objetivando a construção de um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER, o TER e o MANTER, com escolhas conscientes para a realização de sonhos." Ph.D Reinaldo Domingos

Assim, podemos afirmar que a educação financeira é uma ciência humana, que trabalha o comportamento da pessoa com relação ao seu dinheiro e não apenas anotações e contas.


Com isso, ao aprender a educação financeira, a pessoa cria uma mentalidade diferente com relação ao uso do dinheiro, buscando uma sustentabilidade, ou seja, gastar menos do que ganha e ainda priorizar aquilo que é realmente importante em nossas vidas, os sonhos.


Os sonhos que serão o agente motivador para o poupar, para que você, ao se educar financeiramente, possa poupar com propósito e não apenas por poupar. Esses propósitos, ou sonhos, que irão motivá-lo a continuar poupar e principalmente a gastar cada vez menos, modificando totalmente os hábitos de consumo.


Quantas vezes você já foi tentado por uma propaganda mais chamativa, por uma vitrine bonita, uma manequim bem vestida, um amigo ou familiar que adquiriu determinado produto, ou qualquer outro "incentivo" que tenha chegado até você para lhe dizer que você deveria comprar aquilo? E depois de ter adquirido, mal utilizou o produto ou mesmo ficou lá guardado pegando pó? Quantas pessoas utilizam aquela esteira ergométrica como cabide para pendurar roupas? Quantas coisas jogamos fora todos os dias e não pensamos nisso quando gastamos com aquilo? O ato de não desperdiçar é também um ato de poupar.


Então a grande diferença entre educação financeira e finanças pessoais está no seu conceito, no seu âmago, na sua essência, mas podemos dizer que são ciências que se complementam. É importante sim termos controles sobre nosso dinheiro e fazer algumas contas de vez em quando, mas é extremamente importante trabalharmos nossos hábitos e comportamentos de consumo e sermos sustentáveis financeiramente para não cairmos nas dívidas do cheque especial, do cartão de crédito e outros produtos financeiros com altíssimos juros vendidos pelos bancos.


Ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário, será um prazer responder.


Rafael Martins é Educador Financeiro formado pela DSOP. Atua com palestras, workshops e mentorias de educação financeira pela metodologia DSOP. É também CEO da empresa RT Serviços Financeiros que atua com venda de Seguros, Consórcios e Financiamentos.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page