top of page

Cartão de Crédito, vilão ou mocinho?



Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), no mês de março houve uma alta de 0,6% em comparação com o mês de fevereiro. É o quarto mês seguido de aumento nas dívidas, que afetam 67% da população brasileira. Seu maior vilão é o uso de cartão de crédito, que afeta 80,3% das famílias com dívidas, indicando que cada vez mais as pessoas estão usando esse método no dia a dia.

No Brasil mais de 60% da população está endividada, e dessa parcela mais de 80% está em dividas com o cartão de crédito, o que nos leva a pergunta: o cartão de crédito é um mocinho ou um vilão?


Há quem defenda a não utilização desse que é um dos principais meios de pagamento utilizado atualmente no Brasil e no mundo. O cartão de crédito para muitos especialistas é algo que deve ser abolido de nossas vidas, pois trazem problemas gigantescos aos nossos bolsos, além é claro, como consequência, diversos outros problemas em nossas vidas.


Olhando os dados acima, parece dificil encontrar argumentos para desfazer a retórica de que o cartão de crédito deva ser realmente inutilizado, afinal de contas de todos os inadimplentes no País, 8 em cada 10 estão com suas faturas em atraso. Ainda para corroborar com essa tese, existe a questão dos juros envolvidos, pois é sabido que os juros do cartão de crédito são altíssimos.


Diante de todo esse cenário, tentar dizer que o cartão de crédito não é um vilão é quase uma utopia, algo inconcebível que só os "vendedores" de cartão de crédito tentam dizer o contrário.



Mas será que existe vantagem em utilizar o cartão de crédito?


Uma das vantagens que temos hoje em dia no mercado são os cartões livres de anuidade, algo que há alguns anos não existia. Todos os cartões disponíveis no mercado tinham a tal anuidade que você utilizando ou não o cartão, recebia uma fatura com uma mensalidade para pagar pelo seu cartão de crédito.


Atualmente é possível encontrar diversos cartões de crédito sem anuidade e alguns com muitas vantagens, mesmo sendo "de graça". A anuidade do cartão era algo muito negativo para os consumidores.


Outra vantagem que os cartões de crédito podem nos oferecer é o parcelamento prático de compras com alto valor. Compras como de eletroeletronicos (celulares, tvs, computadores) acabam sempre sendo passadas no crédito parcelado. Nem sempre as pessoas conseguem se organizar para guardar o valor e comprar a vista, ou mesmo pela necessidade, não tem prazo para isso, precisam comprar logo e apelam ao cartão de crédito.


Temos também os cartões que oferecem as famosas milhas ou algum programa de pontos que podem ser trocados por diversos beneficios e descontos, tais como as passagens aéreas. Muitas pessoas viajam com suas milhas todos os anos.



Será que o cartão de crédito só tem desvantagem e é um vilão mesmo?


Bem, o cartão de crédito é uma forma de "empréstimo" que está contigo o tempo todo, você leva no bolso! Por esse motivo o acesso a esse crédito é muito fácil e se não for bem utilizado pode levar a números como os mostrados no inicio do artigo.


Ter um cartão de crédito para muitas pessoas é a unica forma de adquirir alguns bens, realizar alguns desejos e até mesmo alguns sonhos e tudo isso de forma muito rápida e prática, basta ter o crédito disponível no momento de passar o cartão.


Então porque é tido como um vilão por muitas pessoas?


Muita gente não tem o controle quando tem esse crédito nas suas mãos disponível para utilizar a hora que quiser e onde quiser, com isso a inadimplência do cartão de crédito acaba sendo muito alta. Por impulso as pessoas compram, passam no crédito, saem parcelando tudo o que desejam sem pensar que depois a fatura chega e é preciso pagar, e não só o mínimo!


Mas o cartão de crédito bem utilizado, controladamente e sem impulsos, pode ser um agente realizador de sonhos, uma forma fácil de conquistar desejos e necessidades. O que precisamos é ter educação para utilizá-lo.


Agora a pergunta que fica é: quem é o vilão da história, o cartão de crédito ou seu usuário?


Rafael Martins é Educador Financeiro formado pela DSOP. Atua com palestras, workshops e mentorias de educação financeira pela metodologia DSOP. É também CEO da empresa RT Serviços Financeiros que atua com venda de Seguros, Consórcios e Financiamentos.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page